Objetivos do Blog

Este Blog tem como um de seus objetivos divulgar videos e ações relativas ao meio ambiente.
A maioria das publicações não são de nossa autoria apenas juntamos neste blog publicações de terceiros.
Não temos intenção de nos passar por autores de tais conteúdos, caso seu conteúdo esteja neste blog e você não concordar com o mesmo deixe um comentário solicitando a exclusão que faremos com a maior brevidade possível a mesma.

Páginas

http://picasion.com/

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Da horta para o buffet

Luiza Frank tem conceitos na permacultura para desenvolver seu trabalho

“Sou cozinheira e da roça”. É assim que Luiza Maria Bottezini Frank começa a contar sua história com o trabalho na horta e seus quitutes. Natural de Frederico Westphalen, a jovem de 28 anos tem formação em técnico em cozinha pelo Instituto Federal de Santa Catarina e especialização em enologia pelo mesmo Instituto, sem mencionar cursos na área de alimentos naturais saudáveis e integrais e orgânicos.

Luiza conta que já trabalhou em diversos lugares do país. “Trabalhei em restaurantes de 8 estados e 3 países da américa da latina, assim, passei a conhecer a cultura local e a gastronomia regional de cada lugar e eu nem sabia que se iniciava uma jornada de mudanças na minha vida”, conta a cozinheira. Foi em 2011 que Luiza teve a oportunidade de conhecer e trabalhar com a terra, através do amigo Fabio Ferraz, engenheiro agrônomo, que a fez dar importância de se ter alimentos saudáveis na mesa.

A cozinheira dedicou os últimos seis anos à área da gastronomia e há 3 anos cria receitas provenientes de alimentos diretos da roça. “Com minha alma aventureira, a paixão pela gastronomia cresceu durante minhas experiências pelo Brasil afora e, por meio disso, me conectei com a cozinha responsável e regional, com ingredientes orgânicos e sazonais”, contou.

A ideia de transformar a matéria-prima em produção veio quando Luiza começou a sentir a falta de alimentos saudáveis na própria mesa e assim passou a criar receitas com hortaliças, legumes e temperos que cultivava com a tia. Alface, rúcula, manjericão, alho, couve-flor, mandioca, batata-doce, sálvia e diversos temperos são tirados diretamente da horta da família e transformados em quitutes gourmetizados para recepções e eventos em geral. “O trabalho é diário, cuido da horta pela parte da manhã, antes do sol nascer, e depois de o sol se pôr. O manejo com a terra é uma terapia assim como o meu minhocário, que me ajuda a transformar restos de comida em adubo para o plantio das hortaliças e leguminosos que depois são utilizados por mim para os quitutes”, contou Luiza.
A cozinheira tem 30 receitas criadas e reinventadas, inspiradas em renomados chefs de cozinha como Jame Oliver, Marcelo Amaral e até mesmo a famosa a blogueira de culinária Bela Gil. Seguindo o exemplo de Bela Gil, Luiza aprendeu a substituir o açúcar branco pelo mascavo ou açúcar demerara, o sal branco pelo sal mais puro do mundo, o himalaia, além de deixar de fora os produtos provenientes do leite.
Luiza conta que desde que retornou para a região, em Taquaruçu, no ano passado, o trabalho com a horta a estimulou a seguir um caminho e que hoje não se imagina fazendo outra coisa. “Sou cozinheira e da roça, não abro mão de um olhar amoroso para os alimentos. Tenho orgulho de ser cozinheira, não é fácil, mas a arte das panelas é incrível”. Um ótimo insight, pois uma boa iniciativa e prazer no trabalho é igual à qualidade de vida.
Fonte: FN
Saiba mais sobre Ecologia e Meio Mambiente Visite O AMBIENTALISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário